Conheça mais as Companhias Docas do Brasil!

Recentemente o Ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Britto, anunciou o último presidente que faltava de uma das Companhias Docas. Segundo a Federação Nacional dos Portuários, existem sete Companhias Docas responsáveis pelos portos brasileiros.
Ao todo existem no Brasil 44 portos, sem contar com os terminais de uso exclusivo e misto. Destes, 29 são portos administrados pelas Companhias Docas, 14 administrados por estados e municípios, e apenas um administrado por empresa privada.
Conheça uma pouco mais de cada Companhia Docas, Autoridade Portuária Administradoras dos portos brasileiros.
A Companhia Docas do Espírito Santo – CODESA, conta com 229 funcionários, e recentemente recebeu seu novo diretor - presidente Angelo José de Carvalho Baptista. A Companhia é responsável pela administração e exploração comercial do Porto de Vitória, Capuaba, Barra do Riacho, e demais instalações portuárias localizadas no Espírito Santo que lhes são incorporadas.
No município de Vila Velha a Codesa possui os seguintes cais: Capuaba, Cais de Paul, além dos Dolfins de Atalaia, e do Terminal de São Torquato.
Com uma infra-estrutura de transporte ferroviário, rodoviário e marítimo de bons níveis, o Complexo Portuário do Espírito Santo é hoje um dos mais importantes do Brasil.
A Companhia Docas da Bahia – CODEBA, possui 302 funcionários, e recentemente recebeu Marco Antonio de Medeiros como seu mais novo diretor - presidente.
A Codeba contribui para o desenvolvimento do país, intermediando entre diversos modais de transporte, através da oferta de infra-estrutura e serviços portuários de alto padrão de qualidade. Possui tecnologia atualizada, e busca competitividade, lucratividade, crescimento e satisfação de seus clientes, parceiros e colaboradores.
Sua finalidade é administrar e explorar os portos de Salvador, Malhado, e Aratu. A construção, administração e exploração de novas instalações portuárias no estado da Bahia, em harmonia com os planos e programas da Portobrás, além de outras atividades correspondente, também são funções desta empresa.
Já a Companhia Docas do Rio Grande do Norte – CODERN, responsável pela administração do Porto de Natal, Terminal Salineiro de Areia Branca e o Porto de Maceió (AL), administra a construção e a exploração comercial e industrial de terminais salineiros do estado. Conta com a colaboração e os serviços de 128 funcionários e tem como diretor - presidente, Emerson Fernandes Daniel Junior.
A Companhia Docas de São Paulo – CODESP, é responsável pela administração do Porto de Santos, que de fato é uma prioridade no setor portuário do país. 26% de todo o movimento de importação e exportação do país passam por este porto. 1400 funcionários compõem o quadro de colaboradores oficiais desta Companhia. Recentemente, a empresa recebeu como novo diretor - presidente José di Bella Filho.
A Companhia Docas do Ceará – CDC, conta com o serviço de 146 funcionários, presididos por Sérgio Novaes, e tem como função administrar e explorar os portos de Fortaleza e Camocim. A CDC, também é responsável pela construção, administração e exploração de outras instalações portuárias no estado do Ceará.
A Companhia promove o desenvolvimento sócio-econômico de sua região, exercendo suas funções de exportações, importações, e o transporte marítimo de cabotagem de mercadorias e turismo.
Localizada na “Cidade Maravilhosa”, a Companhia Docas do Rio de Janeiro – CDRJ, administra e explora comercialmente os portos do Rio de Janeiro, Niterói, Angra dos Reis, Forno, e Sepetiba. A CDRJ é uma sociedade de economia mista, e de capital autorizado junto à Secretaria Especial dos Portos – SEP.
As demais instalações portuárias localizadas no estado do Rio de Janeiro que, forem incorporadas à Companhia, também são de sua responsabilidade.
E por fim, a Companhia Docas do Pará – CDP, que é responsável pela administração e exploração dos portos de Belém, Santarém, Óbidos, Itaituba, Altamira, e Marabá. Atividades que se integrem em objetivos sociais também são de competência da CDP. Tem como novo diretor - presidente Clythio Van Buggenhout, e possui em seu quadro 361 funcionários.


Fonte: http://www.codesa.gov.br/noticias.php?uid=1716


Nenhum comentário: